segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Boa semana!




IR AO PSICÓLOGO? EU? POR QUÊ? PARA QUÊ?


Ir ao psicólogo? Fazer terapia? Psicanálise? Psi ...qualquer coisa? Para quê? Por quê? Não sou maluco (a)? Não preciso de ninguém. Não vou falar dos meus problemas. Contar a minha intimidade a um desconhecido(a)?
Ainda existem muitos mitos e preconceitos a respeito das consultas de psicologia.
Na verdade elas são muito importantes, ajudam as pessoas a autoconhecer-se, a reconhecer as suas angústias, as suas dúvidas, a saber quem são.
Vivemos num mundo desafiante, onde a complexidade do dia a dia perturba a nossa essência e nos leva a perdermo-nos numa caótica rotina da qual parece não podermos despertar. Assim, as relações pessoais estão se tornando cada vez mais complicadas, confusas e esquecemo-nos de quem somos, o que sonhamos, qual é nosso sonho mais profundo. Esquecemo-nos de nós.
A terapia é um espaço onde paramos para refletir sobre nós, os nossos desejos, caminhos, metas, onde escolhemos ter o tempo para nos entendermos, nos conhecermos e nos aceitarmos como somos.
Um bom profissional não aconselha. Conselhos recebemos dos pais, amigos, conhecidos. Se assim fosse, não passariam anos estudando, especializando-se, conhecendo novas técnicas e avanços da ciência que são os recursos que utilizam para tratar as pessoas.
O papel do psicólogo é levar a pessoa a refletir sobre as suas questões, auxiliá-la no processo de autoconhecimento
e dar-lhe ferramentas para que encontre as suas próprias soluções e alternativas para resolver os seus conflitos.

O objetivo final da terapia é justamente a independência e autonomia da pessoa, para que através das descobertas realizadas durante o tratamento, ela sinta tranquilidade para enfrentar os desafios que irão ocorrer no decorrer de sua vida.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Um excelente texto de Mário Prata para um ótimo final de semana!


Você é um Envelhescente? 

Se você tem entre 45 e 65 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.
Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 45 e os 65), existe a ENVELHESCÊNCIA.
A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso:
— Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?
— Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.
— Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.
— Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos...
— Os adolescentes não têm idéia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.
— Ninguém entende os adolescentes... Ninguém entende os envelhescentes... Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.

— Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.
— Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. "Ninguém me entende" é uma frase típica de envelhescente.
— Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem.
— O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos.
— Ambos adoram deitar e acordar tarde.
— O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescentes (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).
— O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.
— Ambos bebem escondido.
— Os adolescentes fumam maconha escondido dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos.
— O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente quando dá uma a cada três dia, está mentindo.
— A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhescência vai dos 45 aos 60. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.
— Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer:
— É um eterno envelhescente!
Que bom!!!!!

Amor, sempre faz bem.


Em visita ao Rio, médico americano famoso por defender a humanização dos tratamentos pediu mais carinho nos hospitais e criatividade para se alcançar a...
oglobo.globo.com

Muito criativo!



A reciclagem é algo capaz de transformar o planeta. Brinquedos que normalmente são vistos como inúteis podem ganhar uma nova funcionalidade.
www.gadoo.com.br

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Compartilhando um super texto do grande psiquiatra e educador IÇAMI TIBA. Bom fim de semana e muitas portas para nós!


Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se ! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno.
A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida...
Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!
Nem sempre ser "bonzinho" faz bem.
Fica a dica.

Você já foi em alguma festa, algum parque ou na praça de alimentação de algum Shopping e observou uma criança “boazinha demais”? Aquela criança que não sai de perto dos pais, que não escolhe sozinha qual brinquedo quer, que se...
www.psiconlinews.com
Amor, companheirismo, cumplicidade...

Em outubro do ano passado, contei para vocês um pouco de como foi o início do relacionamento entre Mel e Leo, das coisas que se destacaram naquele
vidamaterna.com
Tel: (21) 3649-1824 (21) 2483-1824

Fica a dica