domingo, 26 de junho de 2016

Emoções fazem parte da nossa vida, e precisam ser discutidas e trabalhadas. As emoções básicas como medo, raiva, tristeza, nojo, alegria e amor fazem parte da vida emocional de cada um de nós. Todos sentimos essas emoções ao longo do dia-a-dia. Não nos cabe classificar se são boas ou ruins. Se tornam desajustadas quando produzem sofrimento para a pessoal ou para seu entorno. Assim, precisamos educar emocionalmente nossas crianças, fazendo com que elas identifiquem o que sentem, qual a situação que provoca determinada emoção e o que acontece após, em seu comportamento e nas relações.


Fique atento!


Portanto, poderíamos dizer que as manifestações de raiva, como a…
www.psicologiasdobrasil.com.br|

segunda-feira, 20 de junho de 2016

As mordidas das crianças

As crianças normalmente usam das mordidas para resolverem alguma situação de embate ou disputa. Como ainda não possuem capacidade de dialogar desenvolvida utilizam-se da mordida como estratégia de demonstrar seu desagrado, seu desconforto.
É fundamental que nós, os adultos, sempre estejamos por perto nesses momentos de disputa de brinquedo para que possamos ajudá-los a descobrir as palavras como forma de resolverem suas dificuldades. Quando mostramos para as crianças as consequências da mordida, como ficou o amigo com esse machucado e o que a criança pode fazer para reparar esse feito, começamos a ensiná-los o quanto suas atitudes geram resultados, ao passo que, quando mostramos os resultados dos carinhos e boas brincadeiras, as crianças também aprendem os resultados dessas escolhas. Sempre vale a pena buscarmos o diálogo e ensinarmos as crianças o carinho e como compartilhar momentos alegres. 


Quais comportamentos são indicadores na necessidade de terapia infantil?

As possibilidades são muitas, seguem alguns exemplos:

Recusar-se a ir a escola repentinamente
Chorar em demasia
Dificuldade em acompanhar o que é dado na escola
Excesso de necessidade de contato com a mãe ou pai
Recusa em estar próximo de uma pessoa específica
Comportamentos agressivos repentinos
Demora em falar ou andar
Xixi na cama
Pesadelos
Pedidos frequentes para dormir com os pais
A Psicologia vai buscar um ponto de equilíbrio entre suas emoções, suas razões: pensamentos e sentimentos, e, seus comportamentos para favorecer atitudes que gerem segurança e bem-estar. A procura pelo auxílio de um psicólogo pode se dar pelos mais diversos motivos que vão desde problemas emergenciais muito bem focalizados, orientações e esclarecimentos, dificuldades existenciais ou mesmo pela busca de autoconhecimento. É um investimento em sua qualidade de vida psíquica, orgânica e social, e no seu crescimento pessoal. Fazer psicoterapia é reservar um espaço, um lugar e um tempo na sua vida para cuidar de si.

Fica a dica