quinta-feira, 21 de março de 2019

Quais são as diferenças entre tristeza e depressão?

1. Tristeza é uma emoção, depressão, um distúrbio

A tristeza é uma emoção e, como tal, tem um valor adaptativo. Psicólogos da Universidade de Indiana descobriram que a tristeza provoca um maior grau de ativação fisiológica, o que nos ajuda a lidar com a perda. Na verdade, se pensarmos bem, temos mais motivos para agir quando estamos tristes do que quando nos sentimos felizes e satisfeitos.
Por outro lado, a depressão é um distúrbio psicológico, enquanto a tristeza é apenas um dos seus sintomas. Um quadro depressivo é acompanhado por sentimentos de angústia, inutilidade, desesperança e profunda apatia. A pessoa também sente-se frequentemente culpada, tem dificuldade em tomar decisões e tem dificuldade em se concentrar. Em muitos casos, idéias suicidas também aparecem.

2. A tristeza é transitória, a depressão é duradoura

Uma das principais diferenças entre tristeza e depressão refere-se à sua duração ao longo do tempo. Pesquisas de psicólogos da Universidade de Leuven, na Bélgica, mostraram que a tristeza é a emoção mais duradoura, demora 240 vezes mais para desaparecer do que o restante. Mesmo assim, a tristeza continua sendo uma emoção “passageira”, porque geralmente não dura mais do que alguns dias ou, no máximo, algumas semanas.
No entanto, a depressão é uma condição crônica que é diagnosticada após a pessoa ter pelo menos seis meses sofrendo dos sintomas. Em alguns casos, os períodos de melhoria são experimentados, mas geralmente não são muito longos.

3. Depressão nunca vem sozinha, é acompanhada de apatia e anedonia

Quando nos sentimos tristes, é normal que não tenhamos vontade de comemorar e possamos até sentir fadiga e falta de energia. Mesmo assim, somos capazes de continuar com a nossa rotina e podemos até desfrutar de pequenos prazeres diários que nos tiram do nosso humor sombrio por um tempo.
Na depressão, a pessoa sofre de apatia e anedonia, um estado de apatia, indiferença e pessimismo que dura semanas ou até meses. A pessoa sente que a menor tarefa diária, como fazer compras, escovar os dentes ou mesmo comer, é uma missão titânica sem significado. A pessoa deprimida perde a iniciativa e não encontra nada que o motive ou o faça ter satisfação.
As vezes a tristeza me dá a mão
Acessibilidade e Inclusão: Uma luta diária: Se ensinarmos asa crianças  como algo normal...

quarta-feira, 20 de março de 2019

ATENÇÃO!!!!!


Sobre este site
PSICOLOGIASDOBRASIL.COM.BR
Alguns pais não precisam de ajuda, pois acreditam ser muito espertos e saberem todo o necessário para educar seus filhos.

segunda-feira, 11 de março de 2019


Sobre este site
PSICOLOGIASDOBRASIL.COM.BR
Por acaso alguém já se questionou a respeito? Afinal de contas por que os opostos se atraem? Trata-se de uma fatalidade, de uma lei da natureza que nos leva a bons resultados?

Tudo passa...


Sobre este site
ASOMADETODOSAFETOS.COM
Não tenha medo da dor, tema conviver com o sofrimento pelo resto dos seus dias, por medo de sofrer.

Fica a dica