quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Crianças e idosos precisam de cuidados especiais no verão.

A ingestão de líquidos e de alimentos ricos em água deve ser frequente, principalmente nos dias de temperatura elevada

As crianças e os idosos são mais vulneráveis à desidratação, por isso pais e cuidadores devem caprichar, principalmente durante o verão, na oferta de líquidos como água, suco de frutas, água de coco, chás e leite. A ingestão de refrigerante deve ser controlada, pois a bebida não contém nutrientes e é rica em açúcar e produtos químicos.
De acordo com a nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Emília Wanderley, os idosos apresentam diminuição do mecanismo da sede, por isso não costumam pedir água. “A ingestão de líquidos e de alimentos ricos em água deve ser frequente, principalmente nos dias de temperatura elevada que leva a uma perda acentuada de líquidos”, recomendou.

A especialista chama a atenção para o consumo de frutas e legumes nos dias mais quentes. “Vivemos num país tropical, com riqueza de cores e sabores de frutas, legumes e verduras. Vegetais da época têm preços mais acessíveis. Precisamos aproveitar as frutas ricas em vitamina C para um suco geladinho de goiaba, caju, cajá, acerola, laranja, abacaxi e limão. O ideal é tomar, no mínimo, oito copos de líquidos ao dia”, destacou Emília Wanderley.

No verão, também é recomendado evitar frituras e alimentos com alto teor de gorduras, devido à dificuldade de digestão. Sempre é bom lembrar que o álcool, caso seja consumido, deve ser com moderação”, orientou a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica