quinta-feira, 13 de março de 2014

Otimismo x Pessimismo

Especialistas discutem até que ponto uma visão positiva acerca das adversidades ajuda a ter mais êxito no trabalho, nos relacionamentos e na saúde e se há conseqüências reais para pensamentos pessimistas.
De acordo com o professor de Marketing da Universidade Federal de Minas Gerais, pessoas otimistas tendem a ser mais exitosas que as pessimistas no campo profissional por perceberem os obstáculos como situações passageiras. “A expectativa positiva com relação à vida faz com que elas tenham mais sonhos e realizações que as pessimistas”, afirma.

Oliver Zancul Prado, mestre em Psicologia do campus de Araraquara da Universidade Paulista, também acredita que os otimistas tenham mais chances de conseguirem bons resultados no âmbito profissional e nas relações interpessoais de uma forma geral. Para ele, isto ocorre justamente por aqueles acreditarem em soluções, terem o costume de tirar lições de fracassos e serem persistentes. “Essas pessoas aumentam as chances de conseguirem o que querem. O mesmo vale para os pessimistas: por não acreditarem em soluções, arriscam menos e, por isso, têm menos chances de alcançar o resultado desejado”, opina.

O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracteriza por ver as coisas sempre pelo lado negativo. Segundo o dicionário Aurélio, em sua versão eletrônica, pessimismo é a "disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior".

O otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. Uma posição pessoal otimista é fortemente vinculada à auto-estima, ao bem-estar psicológico e à saúde física e mental. Há estudos que relacionam também o otimismo com o funcionamento do sistema imunológico e a resistência ao stress.

E os otimistas “largam na frente” não apenas nos modelos do ramo empresarial. No campo das ciências médicas, podem ser encontrados vários trabalhos acadêmicos que destacam a contribuição de um comportamento otimista para o resultado do tratamento de patologias diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica