quinta-feira, 12 de julho de 2012

Nosso lado "sombra"

Todos possuem uma Sombra. Um dos mais famosos princípios de Carl Jung, a Sombra é tudo o que não queremos ser, mas somos. É a parte de nossa personalidade que lutamos para não mostrar aos outros. Escondida, ela age contra a própria pessoa. Quando é aceita e compreendida, a Sombra torna-se uma poderosa aliada na busca pela plenitude.

(...) reconhecer as diversas máscaras que as pessoas usam para se proteger, como a Sedutora, a Vítima, o Valentão, o Cuca Fresca e o Solitário, entre outras. Entender tais máscaras e o que elas escondem é essencial para que se enxergue além do superficial e acordar da negação.

(...) a aceitação de seu “lado negro” e da eliminação da necessidade do “falso eu”, que se pode resolver a batalha que ocorre dentro de cada um. Dessa forma, a pessoa ganha coragem e confiança para ver as coisas exatamente como elas são, sem se enganar ou se iludir... Todos são capazes de conquistar a paz, aceitando um pouco mais as inseguranças, vergonhas, medos, vulnerabilidades e não aprendendo novos truques e estratégias para esconder as imperfeições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica