terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Como um Novo Amor afeta o nosso Corpo e Mente

De repente o mundo fica mais bonito, a mente divaga, o coração acelera e você não para de pensar naquela pessoa. Quase todo mundo conhece estes sintomas e o diagnóstico é fácil: a velha e nem sempre simples "paixão".


Todos os sinais listados fazem parte de uma reação química desencadeada no cérebro, que libera um grande quantidade de dopamina e noraepinefrina, hormônios ligados diretamente às emoções e ao humor.
“Normalmente uma pessoa apaixonada fica em um estado parecido com o quadro de ansiedade, chegando a apresentar taquicardia, sudorese, tremores, ”cabeça vazia’, ausência de apetite entre outros”.
Todo esta ansiedade em querer ver o novo amor, aliada ao medo de que o romance não dê certo, causa a sensação de que o apaixonado está com as famosas “borboletas no estômago”. “É aquela impressão de que tem algo se movimentando dentro de sua barriga, ou ainda uma impressão de saciedade mesmo sem ter comido. Trata-se de uma resposta fisiológica que condiz com o estado de paixão”.

Apesar de todo este estado de excitação, é preciso tentar manter a calma quando o casal está se conhecendo, para não prejudicar o andamento natural do relacionamento.
“É importante lembrar que o inicio de uma relação deve ser algo saudável e natural. Dedicar-se alguns minutos do dia para conversar, trocar mensagens com a pessoa amada, sem comprometer outras atividades do dia-a-dia”.

O apaixonado não deve tornar o parceiro como fonte única de emoções, sobrecarregando-o com atenção em demasia ou eventuais cobranças. Por isso, é importante saber dividir os momentos para que a sua vida, seu trabalho, família e amigos sejam preservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica