segunda-feira, 24 de agosto de 2015

IR AO PSICÓLOGO? EU? POR QUÊ? PARA QUÊ?


Ir ao psicólogo? Fazer terapia? Psicanálise? Psi ...qualquer coisa? Para quê? Por quê? Não sou maluco (a)? Não preciso de ninguém. Não vou falar dos meus problemas. Contar a minha intimidade a um desconhecido(a)?
Ainda existem muitos mitos e preconceitos a respeito das consultas de psicologia.
Na verdade elas são muito importantes, ajudam as pessoas a autoconhecer-se, a reconhecer as suas angústias, as suas dúvidas, a saber quem são.
Vivemos num mundo desafiante, onde a complexidade do dia a dia perturba a nossa essência e nos leva a perdermo-nos numa caótica rotina da qual parece não podermos despertar. Assim, as relações pessoais estão se tornando cada vez mais complicadas, confusas e esquecemo-nos de quem somos, o que sonhamos, qual é nosso sonho mais profundo. Esquecemo-nos de nós.
A terapia é um espaço onde paramos para refletir sobre nós, os nossos desejos, caminhos, metas, onde escolhemos ter o tempo para nos entendermos, nos conhecermos e nos aceitarmos como somos.
Um bom profissional não aconselha. Conselhos recebemos dos pais, amigos, conhecidos. Se assim fosse, não passariam anos estudando, especializando-se, conhecendo novas técnicas e avanços da ciência que são os recursos que utilizam para tratar as pessoas.
O papel do psicólogo é levar a pessoa a refletir sobre as suas questões, auxiliá-la no processo de autoconhecimento
e dar-lhe ferramentas para que encontre as suas próprias soluções e alternativas para resolver os seus conflitos.

O objetivo final da terapia é justamente a independência e autonomia da pessoa, para que através das descobertas realizadas durante o tratamento, ela sinta tranquilidade para enfrentar os desafios que irão ocorrer no decorrer de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica