segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O que, em você, te aprisiona?


Às vezes estamos presos por grades que nós mesmos colocamos e nem percebemos que há espaço pra sair. Nem percebemos que a porta está aberta e que estamos presos porque simplesmente nos colocamos assim.
É de grande valia identificar as crenças que dão sustentação para as imagens que nos fazem repetir situações negativas na vida. Uma crença é desenvolvida quando a partir de uma situação você passa a acreditar que as coisas sempre ocorrerão da mesma maneira. Uma das características da crença é justamente a generalização. Por exemplo, em uma situação específica a criança não é atendida pela mãe, e devido ao mecanismo de proteção, ela passa a crer que o mesmo ocorrerá em todas as outras situações da sua vida. Então uma imagem fica congelada em sua mente, e no futuro essa imagem se manifestará como rigidez de pensamento. Isso é o que chamamos de imagem, condicionamento ou crença.
O ser humano tem um potencial infinito, imensurável. Podemos responder aos impulsos que as situações da vida trazem das mais diversas maneiras, mas por conta das crenças e condicionamentos, acabamos reagindo sempre da mesma maneira.
Quando somos ameaçados, nos fechamos e nos protegemos sempre com as mesmas falas, com as mesmas interjeições. Esse é o poder do condicionamento mental. Ele limita sua atuação no mundo, e faz com que você acredite não ser capaz de ir além. (Sarah Frell)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica