terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PSICOLOGIA NA ADOLESCÊNCIA



Na adolescência, quase tudo se renova, se transforma. Os corpos, gestos, pensamentos, emoções, desejos, direitos e responsabilidades. Fase de transição onde a roupagem da infância deve ser retirada e uma nova identidade encontrada. Fase de experimentações, dúvidas, ilusões, ousadias, conquistas externas e internas que marcam uma nova forma de ser e estar no mundo.
É na adolescência que surge o momento de estabelecer novos laços fora do ambiente familiar. Amigos, amores, paixões, parcerias que compartilham visões de mundo e os diferenciam dos pais, reafirmam sua singularidade. Busca de uma nova identidade pessoal.
Excessiva exposição ao risco, impulsividade, experimentações, rebeldia, comportamentos transgressores, comportamentos aparentemente patológicos e abuso de drogas são situações que fazem os pais pensarem sobre como lidar com elas sem interferir no bom desenvolvimento do adolescente. 
É importante que os pais estejam próximos e observem se estas mudanças necessitam de maior atenção e tratamento.
Amadurecer é um ato complicado... Perceber a hora de mudar é ainda mais difícil, mas não tanto se encontramos alguém capaz de mostrar que as possibilidades de vida são ilimitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica