quinta-feira, 6 de junho de 2013

COMPORTAMENTO AFETIVO X SAPATOS



Não é de hoje que as mulheres mantêm uma relação de “amor perfeito” com os sapatos. Lá no século XVIII, a rainha francesa Maria Antonieta já exibia uma coleção invejável de pares e modelos, mas por aqui eles só ganharam importância com a chegada da corte de Dom João VI, em 1808.
O tempo passou e os sapatos foram se modificando, hoje existem inúmeros tipos, cores e texturas para todos os gostos e bolsos, aumentando ainda mais a fissura por eles!
No imaginário social, os sapatos possuem uma estreita relação com a sedução. Logo, os modelos que valorizam os pés e a postura feminina acabam por estimular a sensualidade e aumentam a autoestima da mulher.“A oferta de diferentes formatos, cores e estilos apontam para um grande valor estético, tanto quanto a vestimenta”.
O ato de beijar os pés, representa veneração. Era um hábito muito comum na antiguidade e está presente nas parábolas bíblicas, o que mostra que essa parte do corpo tinha grande importância e respeito.
Uma pesquisa da agência Giacometti Comunicaçao sugere que os sentimentos experimentados pela mulher no momento da compra de um sapato é o desejo de ficar mais atraente e de ser reverenciada, e não devido à funcionalidade do objeto.
O estudo também diz respeito à frequência de compra: estima-se que as mulheres adquiram um novo sapato por mês, no mínimo.
Uma outra possibilidade da grande paixão pelos sapatos é que sempre cabem, pois pessoa não se frustra ao experimentar e ele não caber… ou nem quando ele fica largo demais e não tem número menor!
“Daí o mercado ser tão forte, com vitrines chamativas e atraentes”.

FONTE: Espaço Mulher - Doce mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica