quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Exercícios físicos podem levar crianças com TDAH a ter melhor desempenho escolar.

Estudo realizado na Universidade de Michigan comprova que com apenas alguns minutos de exercício físico as crianças com Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem lidar melhor com as distrações e seu foco na tarefa.
Os cientistas dizem que o sistema inibitório é o principal desafio deste transtorno. O estudo foi publicado no Journal of Pediatrics.
As evidencias deste estudo comprovam que o exercício físico pode ser uma alternativa para um tratamento não farmacológico para o transtorno”, disse Matthew Pontifex, líder do estudo. Apesar das medicações terem um resultado importante no tratamento das crianças com TDAH, muitos psiquiatras, psicólogos e pais preocupam- se com os efeitos e custos que o uso destas medicações podem gerar.





Neste estudo participaram 40 crianças, a metade delas com TDAH, com idade entre 8 e 10 anos. As crianças foram orientadas a andar por 20 minutos em uma esteira ou passar o tempo sentado lendo. Após isso elas eram submetidas a dois testes, um de compreensão de texto e outro de matemática, ambos similares aos testes
padronizados. E pro fim, no terceiro momento eles jogaram um jogo virtual no qual deveriam desprezar o estímulo visual e determinar para qual lado o peixe estava nadando.

O estudo demonstrou que as crianças tiveram resultados melhores em ambos testes após o exercício. E, em especial, as crianças com TDAH conseguiram tomar um tempo maior depois de cometerem um erro no jogo do computador para evitar erros sucessivos, tarefa que é considerada muito difícil para crianças com este transtorno.

Pontifex sugere que devem ser incluídas mais atividades físicas durante o dia na escola. Todavia outros estudos demonstram que crianças com TDAH são menos propensas a se exercitara e tem mais dificuldade de participar de esportes organizados. O que aponta para um programa de exercícios focais a estas crianças.

FONTE: Michigan State University (2012, October 16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica