segunda-feira, 7 de abril de 2014

PROCRASTINAR


Procrastinar, é o costume de estar sempre protelando, adiando suas tarefas, seus afazeres, compromissos, suas questões. Enfim, é a mania de 'deixar tudo para depois', só que esse depois transforma-se em dias, meses e às vezes nunca acontece, principalmente se tiver alguém que vá fazer por ele.

Atrás da procrastinação está a preguiça física ou mental, o comodismo, deixar a tarefa para outros, o medo da crítica, o medo de errar ao tomar decisões, ou o medo de enfrentar a outros. Acredito até que existam muitos mais motivos ocultos para uma pessoa saber que tem que fazer algo e ir sempre adiando, para seu próprio prejuízo.

A procrastinação pode tornar-se doentia com o passar do tempo. Não o comportamento em si, mas o que vem embutido no comportamento, que é a reação emocional do sujeito. Como o sujeito fica paralisado, engessado, não ata e nem desata, cria-se um comportamento neurótico, que é a parte doentia.

A procrastinação vira um transtorno quando a pessoa está sempre usando-a como uma fuga para não estar completamente inserida no seu contexto de vida, quando não vive sua realidade presente. O procrastinador é uma pessoa sonhadora, que fantasia as coisas. Quando se fica somente no 'desejar', 'no esperar', cria-se um movimento de evitação e de fuga quanto a tarefas que é preciso realizar e que são importantes na vida do sujeito. É como se ele esperasse que 'algo caísse do céu' e resolvesse tudo.

SE LIGA....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica