quarta-feira, 7 de maio de 2014

Autoconfiança


Mas como uma pessoa torna-se autoconfiante?

Embora autoconfiança pareça ser um 'traço de caráter' ou alguma coisa com a qual se nasce, a gente aprende e pode aprender a ser confiante. Os pais ensinam seus filhos a serem mais ou menos autoconfiantes. Existem muitas maneiras de criar condições para que a confiança em si mesmo seja desenvolvida e os pais devem estar atentos a essas condições. Adequar as exigências às possibilidades dos filhos e aumentá-las de maneira gradual é muito mais favorável do que exigir demais e gerar sentimentos de fracasso ou incapacidade.

Quando se começa a aprender, as dicas têm de ser evidentes: os pais precisam citar o que precisa ser feito, como a criança está realizando a tarefa, os passos que faltam, precisam incentivar, dizer se ela cumpriu a tarefa de maneira satisfatória ou não... Aos poucos isso vai acontecendo mais sutilmente e vamos precisando cada vez menos das dicas externas. A gente mesmo passa a se dar as dicas e se autoreforçar.

Se os pais e as outras pessoas importantes para a criança não dão essas dicas de como gostariam que a criança agisse, de como está agindo e não incentivam, não há condições para que a criança confie em si mesma. Quando ela for realizar novamente a mesma tarefa, ficará naquela apreensão e indecisão de não saber o que fazer ou não saber se está fazendo corretamente. A situação piora se os adultos punirem, dizendo, por exemplo, que a criança faz tudo errado. Provavelmente há algumas coisas que a criança faz certo e há outras que precisa aprender com alguém.

Como a gente está constantemente aprendendo coisas, é possível ser mais autoconfiante e melhorar sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica