quinta-feira, 8 de maio de 2014

Bode expiatóio

É justo aceitar que alguém possa ser responsável pelos erros de terceiros? Observamos que é mais fácil projetar nos outros nossos erros ou desejos, do que assumi-los com ser pensante que somos. Quando se quer tomar alguma atitude, mas não se consegue assumir suas conseqüências elege-se um “bode expiatório”, isto é escolher alguém ou algumas pessoas para justificar o ato ou desejo, por não conseguir assumir de forma coerente os verdadeiros motivos.
O bode expiatório era um animal que era apartado do rebanho e deixado só na natureza selvagem como parte das cerimônias hebraicas.
Um "bode expiatório" é alguém ou um grupo que é escolhido arbitrariamente para levar a culpa de um acontecimento. A busca do bode expiatório é um ato irracional neurotico de determinar que uma pessoa ou um grupo de pessoas, ou até mesmo algo, seja responsável pelos conflitos ocorridos. Observamos isso em instituições, empresas , no futebol, entre amigos e na familia.
É necessário que se pense de forma amadurecida, para que não se precise encontrar mecanismos neuroticos para se proteger de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a dica